CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

 

:: Conseqüências do pecado :: ZPECADO

D o m J o s é F r e i r e F a l c ã o

Todos nós, descendentes de Abraão, nascemos com a marca do pecado de origem. Porque há um só gênero humano, todos os homens estão implicados no pecado de Adão, como todos estão implicados na salvação operada por Jesus Cristo.

Afirma São Paulo: "Pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores" (Rm 5,19). Na verdade, Adão recebeu a santidade e a justiça originais não somente para si, mas para todo o gênero humano. Ao pecar, arrastou consigo a humanidade inteira. Ele transmitiu a natureza humana sem a santidade e a justiça originais.

Contudo, este pecado de origem não é um pecado contraído por uma pessoa, não é um pecado pessoal. A primeira conseqüência do pecado de Adão é a morte. Diz o Apóstolo: "assim a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5,12).

A segunda conseqüência é a miséria que oprime os homens e sua inclinação para o mal e para a morte. No entanto, a natureza humana não foi totalmente corrompida. Foi apenas lesada em suas forças naturais. A terceira conseqüência é o sofrimento.

Ademais, por causa do pecado original o Diabo tem certo poder sobre o homem, embora seja ele livre. Por isso, "ignorar que o homem tem uma natureza lesada, inclinada ao mal, dá lugar a graves erros no campo da educação, da política, da ação social e dos costumes" (Catecismo da Igreja Católica).

Em virtude do pecado original e dos pecados pessoais, o mundo em seu conjunto se encontra numa condição pecadora. Há situações comunitárias e estruturas sociais, que são fruto dos pecados dos homens. É nesse sentido que São João fala do "pecado do mundo" (Jo 1,29). A vida humana na terra é um permanente combate para aderir ao bem. Uma luta árdua contra o poder das trevas.

Mas, o homem não foi abandonado por Deus após sua queda. Deus logo anunciou a vitória sobre o mal e a possibilidade de o homem erguer-se. O Livro do Gênesis fala do combate entre a serpente e a mulher e a vitória de um descendente dela. Este descendente é o "novo Adão", que por sua "obediência até a morte da Cruz" (Fl 2,8) iria reparar de um modo pleno a desobediência de Adão.

Este descendente da mulher é Jesus, o Filho de Deus. E a mulher é sua mãe, Maria, a "nova Eva". "Foi Maria que, primeiro e de uma forma única, se beneficiou da vitória sobre o pecado conquistada por Cristo: ela foi preservada de toda mancha do pecado original" (Catecismo da Igreja Católica).

E jamais cometeu qualquer pecado.