O PERDÃO DOS PECADOS

Criar um Site Grátis Fantástico
O PERDÃO DOS PECADOS

ZPERDAO

:: O perdão dos pecados ::


D o m J o s é F r e i r e F a l c ã o


Recitamos em nossa profissão de fé: Creio no perdão dos pecados. Jesus ressuscitado deu o Espírito Santo aos apóstolos, para que eles tivessem o poder divino de perdoar os pecados: "Recebei o Espírito Santo, disse Ele.

Aqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; aqueles a quem o retiverdes, lhes serão retidos" (Jo 20,22-23). O batismo é o primeiro e o principal sacramento para o perdão dos pecados, porque nos une a Cristo morto por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação. Jesus ligou o perdão dos pecados à fé e ao batismo.

Ordenou Ele: "Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo" (Mc 16,15-16). Ensina o antigo Catecismo Romano que, ao recebermos o batismo, "o perdão que recebemos é tão pleno e tão completo que não nos resta absolutamente nada a pagar, seja do pecado original, seja dos pecados cometidos por nossa própria vontade, sem nenhuma pena a sofrer para expiá-los".

No entanto, depois de nosso batismo não deixamos de ser inclinados para o mal. A graça do batismo não nos livra de nossas fraquezas. Somos sempre arrastados para o mal. Podemos depois de batizados cair no pecado. Por isso, o batismo não é o único meio para perdoar os pecados. A Igreja recebeu de Jesus o poder de perdoar os pecados de seus filhos arrependidos, até o último instante de sua vida.

E ela o faz pelo sacramento da penitência. Por ele o pecador é reconciliado com Deus e a Igreja. Os apóstolos e seus sucessores, os bispos e os presbíteros enquanto cooperadores de seus bispos, não só anunciam aos homens o perdão de Deus merecido para nós por Cristo e os chama à conversão e à fé, mas comunica-lhes a remissão dos pecados pelo batismo e pelo poder das chaves do Reino de Deus, através do sacramento da penitência.

Por maiores que sejam os pecados podem ser perdoados pela Igreja, contanto que o fiel esteja arrependido. E nada há de mais grandioso que este dom de Cristo ressuscitado à sua Igreja: a missão e o poder de perdoar os pecados, pelo ministério dos apóstolos e de seus sucessores.