SEM FÉ

SEM FÉ

ZFE

:: Sem a fé é impossível agradar a Deus ::

                   D o m J o s é F r e i r e F a l c ã o

Os grandes escritores cristãos dos primeiros séculos, chamados de Padres da Igreja, costumavam afirmar que "fora da Igreja não há salvação". Afirmação que nem sempre foi bem entendida. Assim, foi compreendida como só se salvariam os que pertencem à Igreja Católica.

Essa afirmação significa, primeiramente, que toda salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é o seu Corpo. Pois, o único mediador e caminho da salvação é Cristo, presente em seu Corpo, que é a Igreja. "Por isso, ensina o Concílio, não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiseram nela entrar ou nela perseverar" (LG, 14).

Este ensinamento do Concílio não se aplica àqueles que, sem culpa, desconhecem Cristo e sua Igreja. Mas, se "elas buscam a Deus com coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a sua vontade conhecida por meio do ditame da consciência podem conseguir a salvação eterna" (LG,16), ensina ainda o Concílio.

Não podemos esquecer que Deus pode, por caminhos somente dele conhecidos, levar à fé os homens que sem culpa própria ignoram o Evangelho, como afirma o Catecismo da Igreja Católica (848). Contudo, a fé é sempre necessária para a salvação.

Como diz São Paulo: "sem a fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11,6). Embora, os homens possam chegar à fé em Deus por caminhos desconhecidos por nós e só conhecidos por Deus, cabe, contudo à Igreja o dever e o direito de evangelizar todos os homens.

A Igreja é por vontade de seu fundador, Jesus Cristo, missionária.

Na próxima catequese falaremos sobre esse dever missionário da Igreja de Cristo.