SOBRE A RESSURREIÇÃO?

Criar um Site Grátis Fantástico
SOBRE A RESSURREIÇÃO?

ZRESSU

Pergunta:


Por favor, explique-me sobre a ressurreição de Jesus.A Bíblia nos conta que Jesus falou para um dos ladrões: "Hoje mesmo estarás comigo no paraíso" (Lc 23, 43), sendo que Jesus só ressuscitou três dias depois.


Resposta:


Jesus é, foi e sempre será Deus. Em Gn 1, 1 está escrito: “No princípio, Deus criou os céus e a terra”. Jesus já estava presente nesse instante, pois Jesus é Deus.

Em um determinado momento histórico, Deus se fez presente na forma de homem e habitou na Terra para resgatar esse mesmo homem, criatura maior da obra da criação divina, que havia se afastado do Criador para trilhar caminhos próprios.

Então, Jesus, o Deus divino que assumiu a condição humana, veio a Terra para nos salvar e anunciar a Boa Nova do Amor Infinito e Misericordioso do Pai que é Amor.

Mas, alguns homens, movidos por interesses pessoais e mesquinhos, não aceitaram a Boa Nova anunciada por Jesus e o perseguiram até conseguir matá-Lo.

Porém, Jesus venceu a morte, desceu à mansão dos mortos (como rezamos na nossa profissão de fé) e libertou os cativos para a redenção e para a vida eterna nos céus. O tempo para Deus não é igual ao tempo para os homens.

A Palavra de Deus nos diz: “Porque mil anos diante de vós (Deus), são como o dia de ontem que já passou.” (Sl 89, 4a) Transcrevemos abaixo algumas palavras do Padre Antônio Vieira de seu “Sermão do Bom Ladrão” proferido em 1655: “Pediu o Bom Ladrão a Cristo que se lembrasse dele no seu reino - ‘Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino’.

E a lembrança que o Senhor teve dele foi que ambos se vissem juntos no Paraíso - ‘Hoje serás comigo no Paraíso’. (...) Duas coisas lhe faltavam a este venturoso homem para se salvar: uma como ladrão que tinha sido, outra como cristão que começava a ser.

Como ladrão que tinha sido, faltava-lhe com que restituir; como cristão que começava a ser, faltava-lhe o Batismo; mas assim como o sangue que derramou na cruz lhe supriu o Batismo, assim a sua desnudez e a sua impossibilidade lhe supriram a restituição, e por isso se salvou.”

Concluindo, Deus, Santíssima Trindade; que é Pai, Filho e Espírito Santo; que é Onipotente, Onisciente e Onipresente, foi crucificado ao lado do ladrão, acolheu-o na Sua Infinita Misericórdia assim que ele chegou ao paraíso e, vencendo a morte, ressuscitou e apareceu a seus discípulos e a outras pessoas.