PORQUE TEMOS IMAGENS NA IGREJA?

Criar uma Loja Virtual Grátis
PORQUE TEMOS IMAGENS NA IGREJA?

ZIMAG

Pergunta:

Quais os motivos pelos quais na Igreja Católica existem as imagens. Não devemos adorar apenas à Deus?

Resposta:

Sobre o uso das imagens poderíamos dar muitas explicações que certamente convenceriam, no entanto ficamos com o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica que inspiradamente e sabiamente nos explica esse assunto:

Do Catecismo da Igreja Católica

Citações 1159 até 1162 (1159)

A imagem sacra, o ícone litúrgico, representa principalmente Cristo. Ela não pode representar o Deus invisível e incompreensível; é a encarnação do Filho de Deus que inaugurou uma nova “economia” das imagens. Antigamente Deus, que não tem nem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora, que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus. (...) Com o rosto descoberto, contemplamos a glória do Senhor.

(1160) A iconografia cristã transcreve pela imagem a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela palavra. Imagem e palavra iluminam-se mutuamente: Para proferir sucintamente a nossa profissão de fé, conservamos todas as tradições da Igreja, escritas ou não escritas, que nos tem sido transmitidas sem alteração.

Uma delas é a representação pictórica das imagens, que concorda com a pregação da história evangélica, crendo que, de verdade e não na aparência, o Verbo de Deus se fez homem, o que é também útil e proveitoso, pois as coisas que se iluminam mutuamente têm sem dúvida um significado recíproco.

(1161) Todos os sinais da celebração litúrgica são relativos a Cristo: são-no também as imagens sacras da santa mãe de Deus e dos santos. Significam o Cristo que é glorificado neles... Na trilha da doutrina divinamente inspirada dos nossos santos padres e da tradição da Igreja católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos com toda a certeza e acerto que as veneráveis e santas imagens, bem como as representações da cruz preciosa e vivificante, sejam elas pintadas, de mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre utensílios e as vestes sacras, sobre paredes e em quadros, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, como a de Nossa Senhora, a puríssima e a santíssima mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos.

(1162) “A beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus” A contemplação dos ícones santos, associada a meditação da Palavra de Deus e ao canto dos hinos litúrgicos, entra em harmonia dos sinais da celebração para que o mistério celebrado se grave na memória do coração e se exprima em seguida na vida nova dos fiéis.

(2132) O culto cristão de imagens não é contrário ao primeiro mandamento que proíbe os ídolos. De fato, “ a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo original” e quem venera uma imagem, venera nela a pessoa que nela esta pintada.

A honra prestada às santas imagens é uma “veneração respeitosa”, e não uma adoração, que só compete a Deus: “O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidade, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus Encarnado...”

Deste riquíssimo ensinamento apenas acrescentamos que verdadeiramente as imagens são como fotos que nos fazem lembrar a história de vida dos santos, que por terem imitado profundamente a Cristo na vivência do Evangelho