MATRIMÔNIO X CASAMENTO

Criar um Site Grátis Fantástico
MATRIMÔNIO X CASAMENTO

CASA

CASAMENTO CIVIL

MATRI

MATRIMÔNIO


Matrimônio X Casamento 


Tem gente que pensa que é tudo a mesma coisa, mas não é não!

Para começar, o matrimônio foi criado por Deus e nasceu juntinho com o homem e a mulher “Não é bom que o homem esteja só, vou dar-lhe uma auxiliar que lhe corresponda”.

“Então o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois serão uma só carne”.

A criação é de Deus! Foi ele quem viu que o homem era só, que precisava de uma companheira ‘correspondente’, foi ele quem pôs a lei natural dentro do homem e da mulher, na qual por sua união, tão forte que os torna uma só carne, Ele, Deus, pudesse assim continuar criando através do Homem e da Mulher, mais seres humanos, à sua imagem e semelhança.

Pra completar, como se não bastasse, Jesus veio e declarou:

“O que Deus uniu, o homem não separe”. Porque?

Porque o matrimônio é a imagem do amor de Cristo pela Igreja: Indissolúvel! destaque_matrimonio “Maridos, amai vossas esposas como cristo amou a Igreja e se entregou por ela”. É só um resumo… Por que o matrimônio não se resume a isso somente.

Há um juramento que um conjuje profere ao outro na presença de um ministro de Deus (o padre), na presença da família, na presença de testemunhas escolhidas ‘a dedo’ (os padrinhos). Juram fidelidade um ao outro, na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, juram amor, respeito, todos os dias de suas vidas…

Prometem ainda educar os filhos na fé católica (digo aqui católica porque não sei como é o culto protestante), em fim…

E o que muda depois deste consentimento: TUDO!

A alma, o corpo, os sentimentos, os ideais, os sonhos, a vida dos dois agora está ligada pelo sangue de Cristo. Agora eles são inseparáveis (ainda que se separem). E um está responsável de levar o outro para o céu! É por isso que se seu namoro não tem respeito agora com seus dois, três, quatro anos juntos, como vai esperar que isso mude nos próximos 10, 20, 30 anos juntos? alianças

É um engano comum em muitos casais que se separaram, sobretudo aqueles que não souberam se preparar para o matrimônio. se no tempo de namoro e noivado estes ponteiros da vida não são acertados satisfatoriamente, não pense que num passe de mágica a benção do seu Matrimônio irá resolver o mau humor de todas as manhãs que seu marido tem, ou a falação da noite que a sua esposa apronta…

Para o matrimônio, é preciso fazer as contas e dar qualidade ao namoro. Qualidade moral, qualidade intelectual, qualidade afetiva, etc. Acho que já deu pra notar que tipo de qualidade estou me referindo: Qualidade aplicada com virtudes (valores) de fidelidade, verdade, respeito, paciência, carinho, castidade!

Porque se seu namorado não consegue namorar sem sexo, porque ficar sem sexo é muito difícil, onde ele encontrará sexo nos muitos dias em que você, esposa ficar impossibilitada?

Não respondo, deixo pensar…

Aliás, vale lembrar que a vida (que levamos) pode trazer muitas doenças e problemas inclusive sexuais para o homem e para a mulher, até mesmo criando uma impossibilidade permanente… Pensou?

E se o foco do amor dos dois foi o belo corpo dele ou dela? O amor precisará achar seu espaço nos valores e nas virtudes antes da tristeza, da frustração, da depressão, da separação. maos Acho que não vai ter muito espeça para o casamento…

O Matrimônio é grande demais!

Também pudera: É no amor de Deus que são unidos os conjujes!

 

E o casamento o que é?

 

É um contrato entre duas pessoas que querem morar juntas e assumir juridicamente a responsabilidade uma pela outra, e por seus filhos, e por seus bens…

Isso é muito importante, é ter responsabilidade, é ter civismo! inclusive a Igreja exige (sobretudo por causa do despreparo e de má fé de muitos por ai) que para dar entrada nos papéis para o Matrimônio, haja antes o Casamento (civil), marcado. E o que muda no casamento civil: A responsabilidade jurídica, civil de um para com o outro e diante de toda uma nação,o estado civil é outro, o sobrenome de algumas mulheres muda e com isso o RG, em alguns casos há comunhão de bens, em fim…

muda bastante coisa. Tanto para quem se casa como para quem além de se casar contrai Matrimônio, a responsabilidade e a novidade de viver a dois é o que há de comum nas escolhas. São as responsabilidades com a casa, com as contas, com os filhos, um com o outros, é o lazer juntos, é a vida sexual sadia e exclusiva, são os desafios inesperados, as doenças, os acidentes, a conquista dos parentes, os limites de um e de outro…

A lista é grande!

Coisas maravilhosas e desafios enormes, esperam os dois pombinhos.

Uma palavra para os solteiros: prepare-se bem!

Matrimônio é uma vocação. Mas como toda vocação tem dificuldades e alegrias (mais alegrias que dificuldades), tem leis naturais e leis humanas e exige que você dê TUDO o que é, sua vida.

Aquele que quer se casar (na Igreja), precisa saber que casamento na igreja tem um nome mais nobre e mais cheio de significado “Matrimônio”.

Quando o cristão diz que se casou ou que é casado, não está negando o matrimônio, mas ao pronunciar casamento dentro do redil do Senhor, ele sabe que sua união é indissolúvel por causa do sangue de Cristo, que antes o amou e também a sua esposa, e é por causa do amor de cristo que estão casados agora.

“O amor de Cristo nos uniu” e

“O que Deus uniu o homem não separe”.

Deus abençoe você.