CASAMENTO É UM SACRAMENTO OU UMA BENÇÃO?

Criar uma Loja Virtual Grátis
CASAMENTO É UM SACRAMENTO OU UMA BENÇÃO?

ZSAER

Pergunta:

Quando um casal se casa e um deles não é batizado, se casando na Igreja, este casamento é um sacramento ou uma benção?

Resposta:

Primeiramente esclarecemos que o matrimônio é um Sacramento e todo Sacramento traz em si bençãos para quem os recebe.

Depois esclarecemos que não se realiza o Sacramento do Matrimônio sem que os dois sejam batizados.

A Igreja aceita o batismo de outras religiões, mas de forma alguma se realiza o Sacramento do Matrimônio sem que os conjugues sejam batizados.

Vejamos abaixo o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica que muito inspiradamente nos explica a respeito desse assunto:

Catecismo da Igreja Católica

– parágrafo 1625 – Os protagonistas da aliança matrimonial são um homem e uma mulher BATIZADOS, livres para contrair o matrimônio e que expressam livremente seu consentimento. “Ser livre” quer dizer: - Não sofrer constrangimento; - Não ser impedido por uma lei natural ou eclesiástica.

Catecismo da Igreja Católica

– parágrafo 1626 – A Igreja considera a troca de consentimento entre os esposos como elemento indispensável “que produz o matrimônio”.

Se faltar o consentimento, não há casamento.

Catecismo da Igreja Católica

– parágrafo 1628 – O consentimento deve ser um ato da vontade de cada um dos contraentes, livre de violência ou de medo grave externo. Nenhum ser humano pode suprir esse consentimento. Se faltar esta liberdade, o casamento será inválido.

Casamentos mistos e a disparidade de culto.

Catecismo da Igreja Católica

- Parágrafo 1633 – Em muitos países, a situação do casamento misto (entre católicos e batizados não católicos) se apresenta com muita freqüência. Isso exige uma atenção particular dos conjugues e dos pastores. O caso dos casamentos com disparidade de culto exige a circunspecção maior ainda.

A diferença de confissão (credo) entre os conjugues não constitui obstáculo insuperável para o casamento, desde que consigam pôr em comum o que cada um deles recebeu na sua comunidade, e aprender um do outro o modo de viver sua fidelidade a Cristo.

O vínculo matrimonial

Catecismo da Igreja Católica

– parágrafo 1640 – O vínculo matrimonial e, pois, estabelecido pelo próprio Deus, de modo que o casamento realizado e consumado ENTRE BATIZADOS jamais pode ser dissolvido. Para que seja marcado a data para a celebração do matrimônio na Igreja, os noivos respondem um questionário sobre os sacramentos já recebidos, a intenção e o porque de desejarem receber o Sacramento e outras.

Se ao responder tais perguntas houver mentira ou omissão de fatos e baseados nas informações enganosas se realizar o casamento, o mesmo poderá vir a ser declarado nulo posteriormente.

Para maiores esclarecimentos e orientação recomendamos que você procure um Sacerdote da sua confiança.

Fonte de Pesquisa:

Catecismo da Igreja Católica